Certamente você já ouviu aquela velha máxima: se quiser conhecer a idade de uma pessoa, olhe para suas mãos. Isso porque a pele do rosto sempre recebeu atenção maior quando falamos em tratamentos para prevenir e atenuar os efeitos da passagem do tempo. Já a pele das mãos, tão delicada como a da face, muitas vezes fica esquecida no ritual de cuidados diários com o corpo.
A pele das mãos, assim como a do rosto, está constantemente exposta ao sol, frio, vento e poluição. Ela sofre ainda a ação de agentes químicos que causam ressecamento, como detergentes e outros produtos de limpeza doméstica. Essa região do corpo costuma ressecar com mais facilidade pela presença escassa de glândulas sebáceas e, por ser mais fina, tem uma menor barreira de proteção.
Por tudo isso, as mãos precisam de cuidados especiais. Em primeiro lugar, precisa ser constantemente protegida com cremes hidratantes que formam uma película protetora. Na prevenção contra o envelhecimento, um bom produto antissinais ajuda a retardar o aparecimento de marcas e manchas, ao mesmo tempo em que promove o tratamento contra a flacidez. “É fundamental escolher um produto multifuncional que possua também Fator de Proteção Solar (pelo menos FPS15), para evitar os efeitos danosos do sol nessa frágil região”, afirma Luciana Villa Nova, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Natura.
Embora muitas pessoas pensem que a lavagem constante das mãos é a grande vilã do ressecamento, há um engano aí. O efeito da lavagem, desde que feita com sabonetes suaves e reaplicação do creme hidratante, não é prejudicial. Os fatores mais importantes do ressecamento são a quantidade de lavagens com produtos inadequados e a agressão à pele com o uso de produtos de limpeza doméstica, além das demais ações externas como a exposição intensa ao sol, frio etc. “A solução, nesse caso, é simples: o uso de luvas protetoras em todas as tarefas e o constante uso de um produto com protetor solar”, informa a gerente.
Uma dica importante é fazer uma massagem durante a aplicação do hidratante, como se estivesse vestindo um par de luvas muito justas, iniciando pela ponta dos dedos, um por um, e descendo até o pulso. Para eliminar células mortas e evitar o ressecamento, outra sugestão é fazer esfoliação com a mesma freqüência que costumamos fazer no rosto, a cada 10 ou 15 dias, em movimentos suaves, circulares e ascendentes. Após a esfoliação, hidrate a pele abundantemente.
Para tratamentos de problemas, como remoção de manchas, ressecamento constante e coceira, entre outros, consulte um dermatologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário