
Agora imagine 93% de tudo isso já devastado e destruído. Ninguém gosta de dar esta notícia, mas os dados atualizados de pesquisas realizados pelo SOS Mata Atlântica não mentem: a Mata Atlântica está reduzida a 7,26% de sua área original e nos últimos dois anos houve aumento no ritmo de desmatamento.
Hoje, 27 de maio é Dia da Mata Atlântica, nosso patrimônio nacional e um dos ecossistemas mais ameaçados no mundo. Quando lembro disso, me sinto um tanto quanto impotente, sem saber o que posso fazer ou como posso ajudar, mas não consigo aceitar cruzar os braços e não fazer nada diante desse fato triste. Explosão demográfica na região, especulação imobiliária, exploração predatória da madeira, extração ilegal do palmito, falta de políticas públicas ambientais concretas, fata de fiscalização e por fim a falta de conscientização ambiental da população são as principais ameaças que tem degradado a Mata Atlântica, desde os tempos da colonização portuguesa em nosso país.Pronto, dessa lista já consigo melhorar minha percepção de como posso ajudar, e é sempre assim, depende de cada um refletir e agir. Pense globalmente e aja localmente.
Embora represente apenas 7% da floresta original, a Mata Atlântica ainda é um vasto território, equivalente ao da França e Espanha juntas. Soma cerca de 20 mil espécies de plantas e 1650 de animais e precisa ser protegida e conservada.
Faça a sua parte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário