quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dia da Mata Atlântica - 27 de maio

Imagine 100 milhões de hectares praticamente contínuos da mais rica entre as florestas úmidas da Terra, abrigando uma das mais altas taxas de biodiversidade do planeta - reúne 15% de todas as formas de vida animal e vegetal do mundo, considerada o seu santuário ecológico mais pródigo.Imagine sua imensidão verde se extendendo por 17 estados brasileiros (AL, BA, CE, ES, GO, MS, MG, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RS, SC, SE, SP), cobrindo 15% do território brasileiro e contribuindo significativamente no clima, umidade, chuvas, fertilidade do solo e abastecimento da população com seus recursos preciosos.
Agora imagine 93% de tudo isso já devastado e destruído. Ninguém gosta de dar esta notícia, mas os dados atualizados de pesquisas realizados pelo SOS Mata Atlântica não mentem: a Mata Atlântica está reduzida a 7,26% de sua área original e nos últimos dois anos houve aumento no ritmo de desmatamento.
Hoje, 27 de maio é Dia da Mata Atlântica, nosso patrimônio nacional e um dos ecossistemas mais ameaçados no mundo. Quando lembro disso, me sinto um tanto quanto impotente, sem saber o que posso fazer ou como posso ajudar, mas não consigo aceitar cruzar os braços e não fazer nada diante desse fato triste. Explosão demográfica na região, especulação imobiliária, exploração predatória da madeira, extração ilegal do palmito, falta de políticas públicas ambientais concretas, fata de fiscalização e por fim a falta de conscientização ambiental da população são as principais ameaças que tem degradado a Mata Atlântica, desde os tempos da colonização portuguesa em nosso país.Pronto, dessa lista já consigo melhorar minha percepção de como posso ajudar, e é sempre assim, depende de cada um refletir e agir. Pense globalmente e aja localmente.
Embora represente apenas 7% da floresta original, a Mata Atlântica ainda é um vasto território, equivalente ao da França e Espanha juntas. Soma cerca de 20 mil espécies de plantas e 1650 de animais e precisa ser protegida e conservada.
Faça a sua parte!

Nenhum comentário: